ÁPICE

Educação Infantil

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Comprometimento e valorização da infância.

A Proposta Pedagógica da Escola Ápice, está centrada no comprometimento e na valorização da infância como um momento único e singular, uma prática reflexiva, onde a criança é a figura central de todo o processo de ensino-aprendizagem. Fortalece ações da escuta necessária, momentos de troca, as diferentes habilidades, o convívio harmonioso com o meio, com o outro, e principalmente com as diferenças.

Tem como objetivo principal, estimular a curiosidade de conhecer/aprender, a formação cultural de mundo, autoconfiança, o desenvolvimento da formação estética, adquirindo habilidades e competências que auxiliem a se tornarem protagonistas do seu aprendizado – um formar para a vida.

Nossa concepção de escola da infância, consolida-se pelos valores aqui praticados – éticos, humanos e estéticos, que fundamentam os pilares que norteiam o nosso fazer pedagógico – a autonomia que tanto almejamos. Educar para e pelo encantamento, de forma única, diferenciada, sensível e significativa, olhando e sentindo as crianças, de formação, onde valores e conhecimentos são construídos, um lugar de cultura.

BRINCAR A ESSÊNCIA DO SER HUMANO

Com toda segurança e carinho, vamos trilhando novas experiências.
A infância celebrada em todos os instantes…
Aqui somos mais felizes! Viva a escola da infância!

GALERIA DE FOTOS

Escolha o melhor para a educação do seu filho.

apice3
apice1
apice7
apice4
apice5
apice8
apice9

SALA MULTIDISCIPLINAR

Uma sala sensorial, criada para aguçar e explorar os sentidos dos alunos.

Gelo

A água, com sua composição, proporciona infinitas possibilidades.

Estas experiências percorrem o contato sobre diferentes estados em que a matéria pode ser transformada.

GELOS FLORIDOS
Às brincadeiras de transformação com elementos da natureza:
Água e Flores.

DO FREEZER AO SOL...
O sol é parte fundamental nesta brincadeira de observação do gelo em transformação.

As diferentes formas de moldar o gelo é encantador!
Em uma brincadeira de dar forma e cor a água, percebemos as mudanças do seu estado - sólido.

QUANDO O GELO DERRETE:
“Vou fazer carinho”

“Está gelado!”

“Meu sorvete”

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

Carybé – Canoas

A obra apresentada mostra o primeiro elemento – a água, que na pintura é representada pelo mar. Carybé consegue captar o essencial da forma ou de um movimento, simbolizando a cultura popular da Bahia, que para ele, tinha tudo o que um pintor procura – luz, água e o mar aberto. Privilegiou as figuras humanas como: os canoeiros e as cores tropicais, influenciado pela iluminação de Salvador e dos países da América latina.

Iniciamos a proposta explorando os tons de azul.
A mistura das cores trouxe-nos descobertas, e a alegria tomou conta quando o resultado foi uma cor marcante. Acrescentamos o branco a um matiz azul-escuro e obtivemos escalas tonais mais claras.

Ao observar a pintura, a água-marinha retratada entre azul e o verde, continuamos o processo de combinação das tintas.
“Mais tem verde né?” Diz Julia.

Os desenhos de observação possibilitam contemplar o mundo de forma sensível e cuidadosa, analisar e sentir cores, texturas, formas, diferenças e semelhanças, promovem um expressar de ideias, desejos e sentimentos sobre as suas vivências. Aqui, o mar e suas experiências com a água, promoveram um encontro necessário do que se têm na memória, ou com aquilo que foi aprendido.

A observação aconteceu durante a semana e o processo ofereceu um olhar atento. Quando Júlia diz que o amarelo é a ilha e que amanhã ela quer continuar, traz seguimento a próxima pintura e experiência.

FALAS

"Tem umas espuminhas” Júlia levanta a ideia de que as espumas são brancas e que “se a gente não conseguir mais pintar, a gente pode fazer mais né ? ”(em relação à mistura das tintas).
“e eu vou fazer a onda", diz Marina.

“Eu estou junto com os canoeiros.” diz Marina.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

BLOG DA ÁPICE

Fique por dentro das últimas notícias e publicações.

Como despertar nas crianças o interesse por um instrumento musical.
Como despertar nas crianças o interesse por um instrumento musical. 599 375 Ápice Educação Infantil

ÁPICE NAS REDES SOCIAIS

Acompanhe nossa escola nas redes sociais.

Abrir o Chat
Precisa de Ajuda?
Precisa de Ajuda?